4 de jun. de 2008

Efeito Borboleta


A teoria do caos, é uma tentativa de explicar sistemas dinâmicos e complexos, onde os seus resultados por mais estáveis que queiramos que sejam, eles não vão ser, por causa da interação do meio por sobre esse sistema. A esse fenômeno dar-se o nome de "efeito borboleta, 'o bater de asas de uma borboleta em Tóquio provoca um furacão em Nova Iorque.'" Mas o que isso esta fazendo nesse blog ? Exatamente isso o que você esta pensando, que sistema mais complexo que os relacionamentos humanos ? Nem na física quântica tem algo tão complicado. Os relacionamentos humanos, poderia chamar de "ciência das possibilidades", estamos sempre, em processo de iteração com o meio, modificando-o e ele aos relacionamento, constantemente. Um efeito borboleta clássico, é o do marido que chegar em casa, e encontra a esposa, que pergunta a ele: "querido, ta percebendo algo diferente em mim?" A resposta vai poder gerar um furacão em Tóquio ou coisa que o valha. Estamos sempre permeáveis as probabilidades da própria improbabilidade das nossas ações e pensamentos, pois o pensamento é uma ação ainda não executada. É difícil saber relacionar-se, é uma arte para muito poucos. Fica tudo muito bonito no mundo do faz de conta, mas porque, lá é tudo estático, no mundo real é tudo rápido e mutável (graças), e por isso é bom ser humano, esta no meio desse emaranhado, onde tudo pode acontecer. Apaixonar-se é só uma questão de estar no meio da onda do bater das asas da borboleta, um exemplo: Você vai para um show, mas não esta no meio do bater das asas da borboleta, chegam perto de você, se insinuam, "cantam" você, mais você não vê." Eis o efeito borboleta, seria certo que o gracejo fosse aceito, mas a possibilidade improvável e a de não perceber o gracejo e nada acontecer. O problema real, é a nossa capacidade de lidar com a frustração, pois quando criamos a possibilidade, criamos a espectativa, e quando não concretizada, a frustração bate.

Aprender que a possibilidade e a espectativa possuem o seu preço. Não sei se caro ou barato! Mas preço tem. O preço é aprendermos constantemente que os relacionamentos são, dinâmicos, elétricos, gostosos, são duas almas diferentes, gostos e sabores diferentes, onde o bater das asas da borboleta vai leva-los até o infinito de possibilidades, a criação e a realização é a grande nota da teoria do caos nos relacionamentos humanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que aconteceu realmente foi o Efeito Borboleta, o Bater das Asas...Mas será q foi no tempo certo, no momento certo, não quero pensar que não, mas que sim, que foi no exato momento da Borboleta Bater as Asas...bjs no coração meu anjo***