17 de jun. de 2008

Privacidade


O quanto vale a privacidade ? O que é privacidade ? Nesses tempos onde todos estão sedentos por companhia ou por 15 min de fama, a privacidade virou algo raro ou mesmo algo que não se pleiteia muito. Quase todos atualmente possuem um perfil em um desses sites de relacionamento; Orkut; msn Live space; ou sei mais lá quantos existem, sei que são muitos. Lá inserem-se dados pessoais, fotos, vídeos, frases e tudo o quanto mais se queria colocar lá.
Ai cria-se uma rede de amigos, e esses amigos chamam os amigos, e esses amigos dos amigos chamam mais amigos, termina que fica parecido com penetra em festa de 15 anos (antigamente lógico), o cara é o amigo do vizinho, que é amigo do primo, que por sua vez é cunhado do ex-namorado que joga pelada com o irmão da aniversariante, ou seja, vira uma ilustre reunião de desconhecidos.
Eu mesmo tenho um perfil desse, tenho mais de 190 pessoas na minha rede, dessas quais eu me comunico efetivamente com 10%, e o restante? Estão lá para espiar o que faço ou que deixo de fazer, tem gente até que cria perfis só para espiar a vida alheia.
A vida alheia é de um atrativo ímpar. O desejo incontrolável de possuir a privacidade do outro o que muitos chamam de curiosidade, eu chamo de invasão, bisbilhotice - neologismo. Querem pegar uma foto, um depoimento feito a você ou feito por você, saber o relacionamento (solteiro, casado ou tico-tico no fubá), tudo para alimentar o desejo de saber do outro ou quem o outro é.
Tentam pegar os teus diálogos do Messenger, tanto que já existe um programa para criptografar o bate-papo, sem contar os que se aproveitam, dessa exposição, e usam as imagens, diálogos e fazem "inferno", já ouvi boatos de brigas, por causa de scraps e até relacionamentos que acabaram por causa desses mesmos scraps. Lembro que no mundo virtual, tudo é uma meia grande mentira e ao mesmo tempo uma pequena meia verdade.
--Mas a privacidade que vá para o ciberespaço.

Nenhum comentário: