28 de jun. de 2008

Mentir pra si...


Aquele que nunca mentiu que atire a primeira pedra... Mas o que é Mentir ? Mentira é um artifício que só os Homens usam, para fugir de algo, evitar algo, se dar bem em algo, se safar de algo, a mentira é uma alternativa da realidade utilizada como mecanismo de defesa de si ou de outrem (chamada mentira por motivos nobres). Mas lembro que, quem conta uma mentira, esta acima de tudo engana, ludibria, escamoteia o outro ou outros e principalmente a si mesmo.

Se formos olhar direitinho, mentir é o pior de todos os pecados. Como eu explico.

Àquela pessoa que menti, ela é ladra, pois esta roubando o direito do outro de saber a verdade (veritate et vitae - A Verdade é Vital), àquela pessoa que ludibria o outro, esta matando no outro a inocência, a credulidade e a fé.

Não existe a mentira nobre, toda ela egoísta, que no fundo passa a ser um ato de pura corvarde, e na pessoa covarde não podemos pedir para proteger a retaguarda, pois sabemos que ela não o fará.

Um mentiroso pode lhe tirar toda a fortuna, pois ele não tem escrúpulos, e vai fazer de tudo, para tirar tudo o que você possui.

Pensem na seguinte questão: Quantas vezes você já mentiu ? E quantas dessas vezes você se sentiu mal por isso ? Se a primeira pergunta a resposta foi nunca, já esta mentindo ( de novo), e se para a segunda pergunta foi também nunca, pare aqui mesmo, não leia o resto, pois você vai ficar ofendido(a) comigo.

Quem emitiu essas duas respostas (nunca;nunca), é o mentiroso compulsivo ou em outro linguajar, MAL CARÁTER. Mentir dessa forma é uma das formas de "se dar bem a todo custo, seja enganando a consciência de alguém, seja roubando, ou mesmo matando alguém, quem nunca viu um assaltante, homicida, latrocida, quando é preso, diante a autoridade policial falar, "fui eu não doutor", ou mesmo em juízo, e o danado é que a lei prevê isso como norma, minta mas minta com coerência.

Esse tipo de gente ( se é que gente é ), menti pra mãe, pai, marido, esposa, filhos, mas a pergunta é o porque mentir ? A resposta eu mencionei logo acima. Covardia, covardia de se mostrar, exibir as suas fraquezas, e em muitas oportunidades a mentira vem escamoteada com, "meias verdades", perjúrio, ou qual quer coisa que o valha.

Você agora deve estar se perguntando, "e esse Cezar, será que ele não conta mentiras". Contei muitas, desde as "inocentes" do tipo, "não bebi pn hoje...", "não fui eu que peguei isso ou aquilo...", "menti quando filei na prova ou quando dei fila em prova...", ou seja eu menti para mim mesmo, e fiquei mal com isso. Hoje não me policio para não mentir, simplesmente falo aquilo que sinto, aprendi que, "veritate et vitae" é a melhor forma de ficar bem comigo, e egoisticamente falando, não me preocupo com o outro, pois se estou sendo verdadeiro comigo, o outro vai perceber.

Descobri que posso ficar com raiva do meu amor, e falar isso pra ela, descobri que posso falar para o meu gestor, que o prazo estourou e que não vai terminar no prazo, descobrir finalmente que MENTIR não vale a pena. Enganar os outros é ruim, mas se enganar é muito PIOR!

Ser honesto nos tempos atuais, não deveria ser uma virtude, deveria ser a norma.

Mas quem acompanha esse blog, vai lembrar-se do post, "Quem disse que a vida é fácil". Sejamos honestos em primeiro lugar, com o nosso mundo interno e depois com o mundo externo, e lembro que o mentiroso é aquele que vive com medo, medo de ser descoberto e o honesto ele VIVE sem medos.

A vida não é fácil, mas é fácil de se viver...

17 de jun. de 2008

Privacidade


O quanto vale a privacidade ? O que é privacidade ? Nesses tempos onde todos estão sedentos por companhia ou por 15 min de fama, a privacidade virou algo raro ou mesmo algo que não se pleiteia muito. Quase todos atualmente possuem um perfil em um desses sites de relacionamento; Orkut; msn Live space; ou sei mais lá quantos existem, sei que são muitos. Lá inserem-se dados pessoais, fotos, vídeos, frases e tudo o quanto mais se queria colocar lá.
Ai cria-se uma rede de amigos, e esses amigos chamam os amigos, e esses amigos dos amigos chamam mais amigos, termina que fica parecido com penetra em festa de 15 anos (antigamente lógico), o cara é o amigo do vizinho, que é amigo do primo, que por sua vez é cunhado do ex-namorado que joga pelada com o irmão da aniversariante, ou seja, vira uma ilustre reunião de desconhecidos.
Eu mesmo tenho um perfil desse, tenho mais de 190 pessoas na minha rede, dessas quais eu me comunico efetivamente com 10%, e o restante? Estão lá para espiar o que faço ou que deixo de fazer, tem gente até que cria perfis só para espiar a vida alheia.
A vida alheia é de um atrativo ímpar. O desejo incontrolável de possuir a privacidade do outro o que muitos chamam de curiosidade, eu chamo de invasão, bisbilhotice - neologismo. Querem pegar uma foto, um depoimento feito a você ou feito por você, saber o relacionamento (solteiro, casado ou tico-tico no fubá), tudo para alimentar o desejo de saber do outro ou quem o outro é.
Tentam pegar os teus diálogos do Messenger, tanto que já existe um programa para criptografar o bate-papo, sem contar os que se aproveitam, dessa exposição, e usam as imagens, diálogos e fazem "inferno", já ouvi boatos de brigas, por causa de scraps e até relacionamentos que acabaram por causa desses mesmos scraps. Lembro que no mundo virtual, tudo é uma meia grande mentira e ao mesmo tempo uma pequena meia verdade.
--Mas a privacidade que vá para o ciberespaço.

15 de jun. de 2008

Homus Lupos Homus

Escrevi no último post, sobre a felicidade e agora vou escrever sobre o oposto, sobre a IRÁ, vou tentar desenhar o que ela faz e o que ela é capaz de fazer, com o mais simples humano e mais pacato dele.
Eu mesmo tive que "brigar" com a minha própria IRÁ, aprender com ela, e saber que como ser humano, a tenho e que conviver com ela é poder evoluir, transformando a sua força que vem em forma de fúria, para um outro tipo de energia.
Sexta-feira, dia 13 de junho, encontro de sanfoneiros, local Recife Antigo, até então uma noite perfeita, estava com meus amigos, brincamos, dançamos, conhecemos novas pessoas, até esse ponto, nada relacionado com a IRÁ ou CÓLERA (humana), mas já se fazia tarde (cedo), algo em torno de 01:00 da matina, quando eu já estava me despedindo dos meus amigos, e montado na "viuva-negra", quando der repente, no final da rua uns 10 homens, partem com toda fúria para tentar pegar um único homem, e o fazem. Mas não para leva-lo para um posto policial, mas para espancá-lo, quando esse homem cai no chão, tem início uma seqüência de chutes e pontapés.
Nesse momento grito, "fudeu vão matar o cara...", éramos em menor número, apenas 4, tentamos evitar que o espancamento seguisse adiante, e o grupo ameaçou agente, primeiro a nossa segurança, e lógico que saímos, a pancadaria "parou", um deles foi que ainda desferiu dois ou três chutes, naquele que já estava inerte no chão. -Aqui começa o drama.
O grupo foi-se, voltei para ver se aquele homem ainda tinha vida, e ainda tinha um sopro de vida, imediatamente chequei os sinais vitais *fracos mas existiam*, pedi pra Anderson ligar pro SAMU, Henrique Bombeiros e Filipe Policia, enquanto tentava, deixar o cara mais confortável o possível, o nome dele Robson Batista, 31 anos, morador da periferia, mãe Antônia Mª Batista, 65 anos, enquanto tentava mantê-lo lúcido, vem o primeiro problema, a 1ª parada cardíaca dele, começo a fazer a RCP, e ao mesmo tempo peço para ligarem de novo para o socorro, trago ele de volta, a essa altura do campeonato já começava a junta, todo tipo de curiosos ao redor, e cada um que falasse uma coisa, "deixa morrer";"é ladrão"; "ajuda ele"; e outras coisas, que não prestei a atenção, a minha preocupação eram, a minha segurança, a dos que comigo estavam e depois com Robson, finalmente ele volta a bater (respirar), peço pra ele ficar falando comigo, e começo a investigar as lesões dele, torax expandido, abdômen rígido no lado do baço, escoriações pelo tronco, olho de guaxinim, ou seja o quadro tava feio pra cacete. Eu sem equipamento, só a vontade de não deixar ele morrer, ainda mais na minha mão.
Passam-se mais 20 min. ou 30 min. e ele insiste em ter outra parada, mais uma vez vou eu fazer o RCP, mas ele volta, e me pede:"me ajude, não me deixe morrer...",respondo -"você na minha mão não vai morrer, me ajude também...", peço para ligarem mais uma vez para o resgate, ai a minha sorte muda, graças a Deus chega o policiamento, enquanto eu controlo os sinais vitais de Robson, dou as informações necessárias para os policiais, e peço para eles reforçarem o pedido do resgate. Robson agora começa a vomitar sangue, tenho que virar ele, para não se engasgar com o próprio vômito, isso que dizer, fui vomitado, por sangue e muco, mais uma parada, tirei a camisa e limpei as vias aéreas, e voltei ao RCP, já eram quase 02:00 da manhã e nada do socorro chegar, entrei em desespero, não sabia por quanto tempo mais, conseguiria, manter ele estável, pulso fraco, convulsionando e apagando cada vez mais rápido, e logo depois a quarta parada, mais uma vez RCP, ele volta a bater, escuto eu o som da sirene, era o resgate. - "Finalmente", pensei. Eles chegam passo o acontecido ao socorrista, me afasto dele, e vou de imediato tomar um banho de soro fisiológico, para tirar o sangue das mãos e braços, percebo-me tremulo e agitado, sentimento de missão completa - Robson não morreu na minha mão, 02:30 finalmente ele é removido.
Vem a dupla de policiais, perguntam o meu nome, respondo e eles:"Meus parabéns, o que você fez ninguém faria, você salvou a vida dele...", respondo, só fiz a minha obrigação. Vou para o bar, lavo o rosto de novo, as mãos e braços, peço uma cerveja sento e tentando acalmar-me tomo um grande gole, daquela cerveja geladíssima. Henrique pega o copo dele, e faz um brinde, "Cezar você salvou o cara...", -respondo, "Nós salvamos...".
O que é impressionante, é que a IRÁ, é capaz de transformar o homem no seu maior predador, "homus lupus homus", isso pode ser por uma coisa banal, como torcida organizada em SP, uma cana troncha no Recife, ou qualquer outro motivo banal.
Não estou postando esse relato aqui, para ser herói, como me chamaram, mas para mostrar que estamos de certo modo, nos animalizando, tiro pelo o que o policial me falou. Isso é a IRÁ e a falta de humanidade...

14 de jun. de 2008

Felicidade




Ontem, conversando com uma grande amiga, ela deu a sugestão para que eu escrevese sobre a felicidade...Eu falei:"é um bom tema, vou escrever..."


Mas agora é que me dei conta, tema difissilimo para se escrever sobre...


Começo perguntando,O que é felicidade? Quem não quer essa resposta? Para tentar sondar esse enigma, além dos principais centros de estudos do mundo, resolvi pesquisar alguns verdadeiros sábios.


E, acreditem, segundo eles a felicidade existe e está muito perto de você.


Um sorriso em troca de um sorvete, um abraço ou um beijo.


As crianças são sábias quando conceituam, com uma simplicidade invejável, o que é a felicidade. No universo delas, a felicidade está em pequenos gestos, em uma partida de futebol com os amigos ou em uma refeição cheia de comidas gostosas.


Desde os primórdios da humanidade, o ser humano procura a felicidade como a terra seca clama pela água. É fácil conquistá-la ? Nem sempre ! Os poetas a homenagearam, os romancistas a descreveram, os filósofos a contemplaram, mas grande parte deles a saudaram apenas de longe.


Os reis tentaram dominá-la, mas ela não se submeteu ao seu poder.


Os ricos tentaram comprá-la, mas ela não se deixou vender.


Os intelectuais tentaram entendê-la, mas ela os confundiu.


Os famosos tentaram fasciná-la, mas ela lhes contou que prefiria o anonimato.


Os jovens disseram que ela lhes pertencia, mas ela lhes disse que não se encontrava no prazer imediato nem se deixava encontrar pelos que não pensavam nas consequências dos seus atos.


Alguns acreditaram que poderiam cultivá-la em laboratório. Isolaram-se do mundo e dos problemas da vida, mas a felicidade enviou um claro recado dizendo que ela apreciava o cheiro de gente e crescia no meio das dificuldades. Outros tentaram cultivá-la com os avanços da ciência e da tecnologia, mas eis que a ciência e a tecnologia se multiplicaram e a tristeza e as mazelas da alma se expandiram.


Desesperados, muitos tentaram encontrar a felicidade em todos os cantos do mundo. Mas no espaço ela não estava, nos mais altos edifícios não fez morada, no interior dos palácios não habitava. Cansados de procurá-la, alguns disseram :


" ela não existe, é um sonho de sonhadores que nunca acordam". A felicidade bateu à porta de todos. Deu sinal de vida na história dos abatidos e dos animados, dos depressivos e dos sorridentes, dos que representam e dos que vivem sem maquiagem. Sussurando aos ouvidos do coração, ela disse baixinho : " Hei ! Não estou no mundo em que vc está, mas no mundo que voce é !". Confusos, gritamos : " O quê ? Fale mais alto !" Como a voz de uma brida suave ela delicadamente balbuciou : " Não me procure no imenso espaço nem nos recantos da terra. Viaje dentro de voce. Eu me escondo nas vielas da sua emoção, no cerne do seu espírito..."

12 de jun. de 2008

Dia dos Namorados


Oia eu aqui de novo...Hoje dia dos namorados, dia das juras de amor, dia dos olhares profundos, dia das mãos unidas, corações palpitantes, como é bom namorar...

Dia dos namorados que deveria ser estendido, expandido para todos os dias do ano, enamorar-se é a melhor coisa do mundo, permitir-se a experiência de poder amar alguém, ter alguém para dizer gosto de você, amo você, e nesse movimento de permitir-se ao amor, ter o olhar cálido para o seu(sua) parceiro(a) e recebê-lo em retribuição, não existe nada melhor...

Dia dos namorados, que também é o dia dos Casados, dos Amigados, dia de todo àquele que prefere o risco que o amor e a paixão pode trazer, dia de todo santo dia em que pode-se renovar o amor, renovar a parceria, dia onde o unus transforma-se em duo, dia dos que acreditam que o pra sempre, nunca acaba, em contrário ao que dizem por ai a fora...

Namorar é diferente de Enamorar pode ser conjugado no presente do indicativo (enamoro), futuro do conjuntivo (enamorar), até no insuportável gerúndio (enamorando) *lembra atendente de telemarketing* e para os otimistas (solteiros atuais - EU) no futuro do indicativo (enamorarei).

Existem ainda os que mesmo solteiros atuais (eu), podem enamorar-se, ao contrário do que muitos pensam, enamorar-se é pessoal é algo uno, duas pessoas enamoram-se e dai tornam-se namorados, enamorar é o princípio de todo o processo, é a centelha acessa em uma pessoa, que vê na outra a "banda da laranja";"cara-metade", é quando aparece o flerte inocente, o gesto simples (não simplório) de delicadeza, uma insinuação, um gesto mais ousado, essas são características do enamorado, é acima de tudo um otimista, a aguardar que a "banda da laranja" aceite e tornem-se finalmente namorados... A todos Enamorados e Namorados, um feliz dia dos NAMORADOS.
" Para meus amigos que estão...SOLTEIROS O amor é como uma borboleta. Por mais que tente pegá-la, ela fugirá. Mas quando menos esperar, ela está ali do seu lado. O amor pode te fazer feliz, mas às vezes também pode te ferir. Mas o amor será especial apenas quando você tiver o objetivo de se dar somente a um alguém que seja realmente valioso. Por isso, aproveite o tempo livre para escolher.
Para meus amigos...NÃO SOLTEIROS Amor não é se envolver com a "pessoa perfeita", aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.
Para meus amigos que gostam de...PAQUERAR Nunca diga "te amo" se não te interessa. Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem. Nunca toque numa vida, se não pretende romper um coração. Nunca olhe nos olhos de alguém, se não quiser vê-lo derramar em lágrimas por causa de ti. A COISA MAIS CRUEL QUE ALGUÉM PODE FAZER É PERMITIR QUE ALGUÉM SE APAIXONE POR VOCÊ, QUANDO VOCÊ NÃO PRETENDE FAZER O MESMO.
Para meus amigos...CASADOS. O amor não te faz dizer "a culpa é", mas te faz dizer "me perdoe". Compreender o outro, tentar sentir a diferença, se colocar no seu lugar. Diz o ditado que um casal feliz é aquele feito de dois bons perdoadores. A verdadeira medida de compatibilidade não são os anos que passaram juntos; mas sim o quanto nesses anos vocês foram bons um para o outro.
Para meus amigos que têm um CORAÇÃO PARTIDO Um coração assim dura o tempo que você deseje que ele dure, e ele lastimará o tempo que você permitir. Um coração partido sente saudades, imagina como seria bom, mas não permita que ele chore para sempre. Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida. A DOR DE UM CORAÇÃO PARTIDO É INEVITÁVEL, MAS O SOFRIMENTO É OPCIONAL!E LEMBRE-SE: É MELHOR VER ALGUÉM QUE VOCÊ AMA FELIZ COM OUTRA PESSOA, DO QUE VÊ-LA INFELIZ AO SEU LADO. Para meus amigos que são...INOCENTES. Ela(e) se apaixonou por ti, e você não teve culpa, é verdade. Mas pense que poderia ter acontecido com você. Seja sincero, mas não seja duro; não alimente esperanças, mas não seja crítico; você não precisa ser namorado(a), mas pode descobrir que ela(e) é uma ótima pessoa e pode vir a se tornar uma(um) grande amiga(o).
Para meus amigos que tem MEDO DE TERMINAR.As vezes é duro terminar com alguém, e isso dói em você. Mas dói muito mais quando alguém rompe contigo, não é verdade? Mas o amor também dói muito quando ele não sabe o que você sente. Não engane tal pessoa, não seja grosso(a) e rude esperando que ela(e) adivinhe o que você quer. Não a (o) force terminar contigo, pois a melhor forma de ser respeitado é respeitando. Pra terminar ... Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.... Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela... Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável... Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples... Um dia percebemos que o comum não nos atrai... Um dia saberemos que ser classificado como o "bonzinho" não é bom . .Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você... Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso... Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...Enfim... Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito... O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutar para realizar todas as nossas loucuras... Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação." Mario Quintana

11 de jun. de 2008

Sorriso

Escreverei pouco hoje, mas escreverei com o coração, para declamar o sorriso, que resplandece e apaixona :
Mas o quão bom é receber um sorriso, vou tomar-me de ousadia e utilizar-me de palavras de terceiros, para descrever o efeito do sorriso:
"Pode ser grande ou pequeno
escancarado ou sereno
o que importa é não faltar
nunca um sorriso no olhar.
Na manhã de sol
na tarde de chuva
na noite que cai
na madrugada que se vai.

Sorrindo você chega antes
pra esperar um sonho
pra cantar a vida e brilhar.
Não deixe nunca de sorrir e sonhar.

Ele enfeita semblantes
suaviza tristes expressões
é o sorriso quem comanda
os fantoches do coração. " (Tere Penhabe)
O fantoche do coração que, de moleque que é,
e meio que sem razão pelo sorriso apaixona-se, e flerto ao longe para apreciar
o teu sorriso fazendo o dia brilhar...

10 de jun. de 2008

Calar, Silenciar... Nunca eu vou é Gritar!!!!!!

Estamos entrando em mais um ano eleitoral, um ano cheio de obras inacabadas, um ano cheio de promessas, um ano cheio de mentiras. Mas pergunto quem mente, o candidato ou nós mesmos ?
É sempre mais fácil por a culpa nos outros, responsabilizar o terceiro pela nossa incompetência ou imobilidade. Agente (eu mesmo não, era recém nascido) brigou pelo direito de poder votar, para os cargos do executivo, teve gente que deu a vida por isso, e hoje em dia o que fazemos com isso, isso é o nosso dever de votar ? Fazemos (desculpem o termo) porra nenhuma, isso mesmo porra nenhuma, com o nosso direito/dever de votar. Jogamos ele na latrina, fazemos do voto "titica de galinha" , simplesmente pegamos o nosso voto e rasgamos.
Sempre escuto a mesma ladainha:"Não tem em quem votar, fazer o que?" chamo isso de analfabetismo politico ou coitadisse politica (essa eu explico); é melhor ser coitadinho e reclamar dos políticos do que fazer algo de fato.
Ninguém que ter o onus, de fazer algo, de se arriscar, de lançar-se em favor da comunidade, é sempre a comunidade que faça, algo por mim. Quando a comunidade não faz, a pessoa sofre e depois reclama, não nessa mesma ordem.
O meu Brasil, nação mais rica do mundo em recursos naturais, em recursos humanos, em recursos sociais, mas pobre em recurso politico.
Ser politico, não é ser corrupto. Ser corrupto basta furar a fila do banco, do cinema, falsificar a carteira de estudante para pagar meia, não devolver o troco dado além do devido, é não dar a vez ao idoso no ônibus, é estacionar na vaga para deficiente. Isso é ser corrupto, onde foi parar a moral ? Onde foi parar a ética ? Onde foram parar os princípios de coletividade ? Todos morreram, com os nossos antepassados ? Se sim, prefiro morrer também.
Mas eu ainda acredito, que posso fazer algo ou alguma coisa, esse ano vou sair as ruas, gritando, "vote, mas antes de votar aprenda a pensar..." Não vou defender bandeira partidária alguma, tão pouco sou candidato a nada, só quero que, pelo ao menos mais uma pessoa me acompanhe, no grito. "Cansei dessa merda..." Cansei de ver amigos ter que emigrar para Quebec, Lisboa, Paris, Londres ou pra Luanda, por falta de segurança, trabalho, saúde. Porra velho, assim não dá... que nação do futuro é a nossa, que muito em breve vai estar a deriva, por falta de gente, os que ficam morrem de bala ou de dengue, os que escapam vão embora. Atentai bem, você que agora esta lendo, veja o quanto conluiado(a) com essa M... que esta o meu Brasil hoje. "Vote, mais vote pensando..."

5 de jun. de 2008

Quem disse que a vida é facil


Frase do herói nacional, Cap. Nascimento, ele deveria virar personagem de revistinha em quadrinho, e sempre ao final o que ele queria era alguém com coração, só para assumir o seu posto. Mas não é sobre isso que eu quero falar hoje. Esse assunto fica para outro dia.

Vou continuar a falar nas possibilidades e na própria impossibilidade de se prever algo ou alguma coisa. Principalmente em se tratando de seres humanos.

Quando é que uma pessoa se vê amando outra, coisa que nunca é programada, determinada ou planejada. É como jogar uma pedra em uma piscina, podemos saber que ela vai chegar ao fundo, e só. O resto é só uma mera possibilidade, do angulo que ela vai fazer, se vai para bombordo, estibordo, proa ou popa, com 100% de certeza não temos.

Em uma nação que se orgulha de ter a maior parada gay do mundo, dois homens tem que ir a imprensa para poder falar que se gostam, e ainda vão presos. A final deserção é um crime federal, e eles são membros do EB, colegas meu de farda, e quem o deteve, foram os homens do PIC/PE (pelotão de investigação criminal da Polícia do Exercito) (sou ex-militar e ex PE), mas crime maior é não permitir que o amor exista, só porque são dois homens, e dai ? Qual o problema ? Se ele foi preso por deserção, eu concordo em gênero número e grau, (ai entra a possibilidades) mas se ele desertou por causa da opressão por ser homossexual, por assédio moral dentro da caserna, porque não pediu baixa? E se pediu porque o comando não deu a baixa ?

Ops, mudei de foco... O foco, é uma frase que ouvi muito, de uma ex. minha: "coração é terra que ninguém anda..." Esse rebuliço todo, foi por causa de uma possibilidade remota, mais tangível, de existir afeto, amor entre dois homens dentro dos muros dos quarteis. "Quem disse que a vida é fácil...".

"Deus não joga dados com o mundo...", uma célebre frase, e nem nós jogamos dados com nossas vidas, pois o princípio da incerteza, dos nossos rumos são grandes, ainda mais falando-se em relacionamentos, vou ampliar a frase (só para causar mais confusão), nós jogamos dados aonde não podem ser vistos, com dados que não existem "ainda". O nosso espaço tempo, é limitado ao que os nossos cinco sentidos podem conferir. O jogo real esta no sentimento, nas relações, é nesse campo quântico das relações que jogamos os nossos dados imaginários... Na busca eterna pelo par de seis.

Amanhã tem mais...É um possibilidade...Quem disse que a vida é fácil.

4 de jun. de 2008

Efeito Borboleta


A teoria do caos, é uma tentativa de explicar sistemas dinâmicos e complexos, onde os seus resultados por mais estáveis que queiramos que sejam, eles não vão ser, por causa da interação do meio por sobre esse sistema. A esse fenômeno dar-se o nome de "efeito borboleta, 'o bater de asas de uma borboleta em Tóquio provoca um furacão em Nova Iorque.'" Mas o que isso esta fazendo nesse blog ? Exatamente isso o que você esta pensando, que sistema mais complexo que os relacionamentos humanos ? Nem na física quântica tem algo tão complicado. Os relacionamentos humanos, poderia chamar de "ciência das possibilidades", estamos sempre, em processo de iteração com o meio, modificando-o e ele aos relacionamento, constantemente. Um efeito borboleta clássico, é o do marido que chegar em casa, e encontra a esposa, que pergunta a ele: "querido, ta percebendo algo diferente em mim?" A resposta vai poder gerar um furacão em Tóquio ou coisa que o valha. Estamos sempre permeáveis as probabilidades da própria improbabilidade das nossas ações e pensamentos, pois o pensamento é uma ação ainda não executada. É difícil saber relacionar-se, é uma arte para muito poucos. Fica tudo muito bonito no mundo do faz de conta, mas porque, lá é tudo estático, no mundo real é tudo rápido e mutável (graças), e por isso é bom ser humano, esta no meio desse emaranhado, onde tudo pode acontecer. Apaixonar-se é só uma questão de estar no meio da onda do bater das asas da borboleta, um exemplo: Você vai para um show, mas não esta no meio do bater das asas da borboleta, chegam perto de você, se insinuam, "cantam" você, mais você não vê." Eis o efeito borboleta, seria certo que o gracejo fosse aceito, mas a possibilidade improvável e a de não perceber o gracejo e nada acontecer. O problema real, é a nossa capacidade de lidar com a frustração, pois quando criamos a possibilidade, criamos a espectativa, e quando não concretizada, a frustração bate.

Aprender que a possibilidade e a espectativa possuem o seu preço. Não sei se caro ou barato! Mas preço tem. O preço é aprendermos constantemente que os relacionamentos são, dinâmicos, elétricos, gostosos, são duas almas diferentes, gostos e sabores diferentes, onde o bater das asas da borboleta vai leva-los até o infinito de possibilidades, a criação e a realização é a grande nota da teoria do caos nos relacionamentos humanos.