
Síndrome de Peter Pan (James Barrie,1904) / Complexo de Cinderela (Charles Perrault do século XVII).
Crescer significa acima de tudo, perder o mundo da fantasia que criamos dentro de nós mesmos, mundo esse que tem e deve ser criado, pois é através da imaginação que interagimos internamente com o mundo, e o mundo dos contos de fadas é sempre algo, fantástico, onde o bem sempre vence o mal, o príncipe sempre vem montado no alazão branco, pronto para duelar com dragões e bruxas, e resgatar a princesa do alto da masmorra, é o mundo onde os piratas lutam contra um banco de garotos perdidos e destemidos, que nunca crescem, e mantêm a essência do conto por toda uma eternidade.
E crescer significa que o mundo dos contos de fadas, vai cair por “morro a baixo”, que vem uma realidade, que temos que enfrentar, com as todas conseqüências que ela exige, por isso muitos tem o MEDO de CRESCER, não porquê vão perder o mundo da história sem fim, mas porquê vão ter que andar com as próprias pernas, que as idealizações do príncipe e seu alazão não existem, nem que ela é princesa, que não existem piratas com ganchos na mão e nem ele é um garoto perdido. Essas pessoas tornam-se dependentes dos pais, e impotentes diante da vida. São Homens/Mulheres infantilizadas emocionalmente. Alguns pais até favorecem a isso, com a superproteção. Quem possui esse medo, teme principalmente as problemáticas que a vida adulta te a oferecer, que de forma inconsciente temem a infelicidade que a vida adulta pode trazer.
Procure descobrir o que o medo simboliza para você. O que ele representa. Acontece com o medo o mesmo que com outros sentimentos: quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna. Explore seu medo, descubra o que está por trás dele. A pessoa mais prejudicada nesse processo todo é você mesma. Por isso, arregace as mangas e trabalhe contra tudo isso, sem pensar
Nenhum comentário:
Postar um comentário