
Eu já falei nesse espaço sobre o problemas das drogas, sob título "Aos brasileiros". Foi um alerta, um tipo de grito mudo, em uma tentativa de mostrar, o que é esse mundo que tantos escondem, por baixo dos tapetes das suas casas, junto com todo o lixo.
E o por quê, essa bagaça tem que ficar escondida ? Tem que ser escancarada, não da forma que se coloca na novela (geralmente global das 20:00 ou 21:00 ),fantasiosa, mentirosa. Ninguém quer assumir; Sou alcoolista ou sou alcoólatra ou ainda tem alguém alcoolista/alcoólatra na minha família Ninguém quer ser ajudado, melhor, até querem mas para ter a ajuda, tem que se expor, e é ai onde o caldo intorna.
É muito melhor dizer, bebo socialmente, só bebi uma só... mentiras para si mesmo, é o que fazemos de melhor. Nos estamos acostumados com piadinhas do tipo:"ninguém faz amizade bebendo gatorade..." *sem graça*, a apologia ao consumismo do álcool tá por ae a fora, são carnavais fora de época (nada contra), vaquejadas, bregas e etc., e os ocasionais vão tornando-se aos poucos consumidores fiéis e por fim, químico dependentes do álcool
Para um pouco, e colocar o contra-ponto da "vergonha" que é a coragem de enfrentar o problema, é a primeira janela aberta para sair desse caos.
O alcoolismo, é uma forma de punição ansiosa, que por alguns momentos, horas ou dias, anestesia àquela angustia, alivia a alma penada dos seus pesos normais da vida. Essa forma de matar-se, lenta e progressiva que deteriora não só o físico, mas delapida as relações econômicas e sócio-afetivas, levando cada vez a vida a meros escombros, assustadores ruínas sob uma carcaça frágil e tremula.
Beber não é ruim (muito menos eu posso dizer isso), mas o alcoolismo é uma doença física e social, conheço pessoas que bebem litros e litros de cachaça e são alcoólatras outras que bebem litros de cerveja e são alcoólatras, outras que bebem metanol e são alcoólatras, outras que não bebem nada e são alcoólatras.
Peço aos que vivenciam esse problema, não escondam por baixo do tapete, o diálogo é a melhor saída, e o quanto antes melhor. A vida é o nosso maior bem, cuida dele é poder cuidar do outro também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário